Sábado, 26 de Julho de 2014 - 08:09

Artigos

  • Fernando Almeida *
    Seria inútil pensar em eliminar a extrema pobreza que ainda afeta 1 bilhão dos habitantes do planeta e criar condições objetivas para incluir no mercado dois terços da população mundial, se não formos capazes de controlar os efeitos devastadores do aquecimento global. Secas, enchentes, perda da biodiversidade, incêndios, redução da produção de alimentos são alguns impactos ambientais, sociais e econômicos previsíveis.
    Português
  • Sam Hummel *

    Fora umas poucas horas de soneca, na sexta-feira, virei a noite para assistir aos últimos desdobramentos das negociações da COP15. Foi um espetáculo fascinante, chocante, angustiante, inspirador, que, no final, proporcionou algum alívio. (Aliás – para quem estiver interessado em assistir um pedaço das negociações na noite de sexta-feira veja aqui.

    Português
  • Eduardo Viola *

    As principais fontes de emissão de gases de efeito estufa na América do Sul são o desmatamento, a agropecuária moderna e o setor energético petroleiro – enquanto, na média mundial, as maiores fontes são de origem industrial, da energia e do transporte. Todo o continente emite aproximadamente 1,8 bilhão de toneladas anuais desses gases.

    Português
  • Fábio Feldman *
    Com o objetivo de qualificar os dirigentes do País nas discussões acerca das alterações do clima, foi criado no ano 2000 o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
    Português
  • Luiz Carlos Baldicero Molion *
    O clima da Terra tem variado naturalmente ao longo de sua existência, seja por força de agentes externos ao sistema, como oscilações da atividade solar e dos parâmetros orbitais, seja por força de agentes internos, como atividade vulcânica e tectônica de placas. Existem evidências, por exemplo, de que o clima esteve mais quente do que o atual entre os anos 800 a 1350 dC – o chamado “Período Quente Medieval”.
    Português
  • Gerardo Honty *

    A América Latina enfrenta seus problemas de desenvolvimento, mudança climática e energia a partir de uma posição de dependência.

    Português
  • Gerardo Honty *

    Um amigo jornalista que assistiu pela primeira vez a essas reuniões internacionais sobre clima me descreveu desta forma o que aconteceu no final do encontro realizado em Barcelona entre os dias 2 e 6 de novembro: "É como se você fosse comprar uma casa com sua esposa, discutir a cor das paredes, o estilo de torneiras que terão os banheiros e se as janelas têm cortinas ou persianas, mas não discute sobre o quanto dispõe para gastar ou quanto está disposto a endividar-se”.

    Português
  • José Antônio Marengo *

     O Quarto Relatório Científico do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), publicado em 2007, traz evidências contundentes das alterações do clima no planeta. O documento sugere, com confiança acima de 90%, que o aquecimento global dos últimos 50 anos é causado majoritariarmente pelas atividades humanas, destacando que o problema atingirá todas as áreas – em especial os países menos desenvolvidos situados na região tropical.

    Português
  • Rubens Born, Juliana Russar e Morrow Gaines Campbell III *

    Apesar de o alerta para as mudanças climáticas soar há pelo menos 20 anos, no Brasil a preocupação com a questão é recente. Políticas governamentais e empresariais ainda dão os primeiros passos no que se refere à adoção de diretrizes focadas nas questões da sustentabilidade do desenvolvimento e de sua relação com o aquecimento global.

    Português
  • Carlos Fioravanti *
    Não tem sido fácil escrever sobre mudanças climáticas: esta área relativamente nova do noticiário provoca nossos condicionamentos. Como jornalistas e leitores, preferimos notícias com respostas claras e rápidas.
    Português